Congresso internacional sobre literatura comparada tem início dia 11

Com o apoio do CDEA, ocorrerá no dia 11 de agosto, às 14h, a mesa-redonda Andanças pelo Mundo Clássico, marcando a abertura do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada 2020.

Esta primeira mesa tem como participantes André Malta Campos, da USP (“Um olhar crítico sobre os estudos clássicos”), José Antônio Alves Torrano, da USP (“Sófocles e a máquina trágica de pensar política”) e Carlos Leonardo Antunes, da UFRGS (“Tradução como derivação estética e a percepção dos clássicos”). Outras mesas-redondas e conferências compõem a programação do evento.

As atividades podem ser assistidas online, no canal da Associação no Youtube. Não é necessário realizar inscrição prévia, exceto quando o participante desejar receber certificado como ouvinte. Nesse caso, a taxa para emissão é de R$ 50, e o registro deve ser feito em https://abralic.org.br/inscricao/ouvinte/.

Além do CDEA, o evento contará com o apoio das seguintes instituições: UFRGS, Pró-Reitoria de Pesquisa, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, Fapergs, CNPq e CAPES.

Mais informações no site https://abralic.org.br/.

PROCESSO SELETIVO CURSOS DE LÍNGUA ALEMÃ NO INSTITUTO GOETHE PORTO ALEGRE – 2020/2

O CDEA está com o processo seletivo aberto para ocupação de vagas dos cursos on-line de língua alemã no Instituto Goethe de Porto Alegre para o segundo semestre de 2020. Podem participar da seleção mestrandos e doutorandos dos PPG da UFRGS e PUCRS vinculados ao CDEA (https://cdea.tche.br/site/?page_id=3467). O prazo para inscrição encerra em 10 de agosto.  

Os cursos fazem parte da programação de 2020/2 do Instituto Goethe Porto Alegre e acontecem em live-streaming (Zoom). Cada curso tem duração total de 64 horas-aula, podendo ser de forma extensiva (4 meses – 4 horas-aula/semana) ou intensiva (2 meses – 8 horas-aula/semana).  

Mais informações em https://cdea.tche.br/site/?page_id=3493

Publicação Livro: Regionalism under stress. Europe and Latin America in Comparative Perspective

Em setembro de 2017, a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus (DAAD), parceira do CDEA, juntamente com o German Institute for Global and Area Studies (GIGA) organizou as Jornadas Europeias na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Isso é para informar que, com base nas palestras plenárias deste evento, acaba de ser publicado na editorial Routledge um livro editado por Brigitte Weiffen e Detlef Nolte, intitulado “Regionalism under Stress: Europe and Latin America in Comparative Perspective”. 

Mais informações estão disponíveis no link, onde o livro também pode ser encomendado (atualmente com desconto): https://www.routledge.com/Regionalism-Under-Stress-Europe-and-Latin-America-in-Comparative-Perspective/Nolte-Weiffen/p/book/9781138337725

Leia mais

Palestra PPG Filosofia PUCRS: Quais lições políticas podem ser tiradas da pandemia?

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS convida a todos para participarem da palestra acerca das lições políticas que podem ser tiradas durante o período da pandemia de Covid-19.

O evento ocorrerá no dia 19 de junho de 2020, das 17h às 18h30min.

Palestrante: Prof. Dr. Alessandro Pinzani – UFSC – CNPq

Mediação: Prof. Dr. Fabio Caprio de Castro, PUCRS

Coordenação: Prof. Dr. Agemir Bavaresco, PUCRS

O DAAD Brasil convida para o webinário “As Ciências Humanas e as possibilidades de reflexão sobre um mundo (pós)pandêmico”

O DAAD Brasil convida para o webinário “As Ciências Humanas e as possibilidades de reflexão sobre um mundo (pós)pandêmico”, organizado pela Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint). Entre os participantes, estará presente o Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza, Vice-Diretor do Centro de Estudos Europeus e Alemães – CDEA.

O evento ocorre na quarta-feira dia 24 de Junho, às 11h através do link: daad.reflact.com/rebralintconvida



  • 1
  • 2