Webinar: “Os partidos, a era digital e a pandemia: o que acontece com a democracia?”

Nesta terça-feira, 02 de junho, às 19h, acontece uma nova conversa do ciclo virtual. Esta edição terá a participação de Silvana Krause SilvanaSilvana Krause (Professora do PPG em Ciência Política da UFRGS), André Marenco (Professor do PPG em Políticas Públicas UFRGS), Eduardo Leite(Governador do RS), Ronaldo Caiado (Governador de GO)

A transmissão será ao vivo nos canais: https://www.youtube.com/ifchdaufrgs e https://www.facebook.com/IFCHdaUFRGS.

Leia mais

Nota sobre Editais CDEA 2020

Devido à restrição de mobilidade causada pela COVID-19, o Comitê Executivo do CDEA decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente os Editais 02/2020, 03/2020, 04/2020 e 05/2020. As inscrições seguem abertas até 31 de maio, no entanto, não há previsão para a avaliação das candidaturas e publicação dos resultados. As inscrições serão reabertas por um curto período quando houver estabilidade em relação às viagens internacionais.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cdea@pucrs.br.

Comitê Executivo do CDEA

Porto Alegre, 26/05/2020

Nota dos Diretores à comunidade CDEA

Solidariedade, Humanismo e Adaptação: Nota dos Diretores sobre a COVID-19

O CDEA é um centro de ensino, pesquisa e informação, financiado pelo DAAD e Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, para ser um farol da amizade entre a Alemanha, a Europa e o Brasil. Centro que, desde abril de 2017, une a UFRGS e PUCRS, congregando 58 pesquisadores de 22 Programas de Pós-Graduação das Ciências Humanas e é o primeiro da América Latina. Os nossos clusters de pesquisa interdisciplinar são: Globalização, Diversidade Cultural e Sustentabilidade. Porém, neste momento muito triste e desafiador pelos efeitos mundiais da pandemia do COVID-19, as palavras chaves são: solidariedade, humanismo e adaptação.

No momento que o Brasil supera Itália e é o terceiro país no mundo em casos confirmados de COVID-19[1], gostaríamos de nos solidarizar com as famílias dos mais de 16 mil mortos no Brasil e com toda sociedade brasileira e latino-americana preocupada com a vulnerabilidade das pessoas e a precariedade de condições em nossas sociedades tão desiguais. Nunca os estudos das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas foram tão importantes, para apoiar as pessoas e preparar a sociedade para o momento pós-pandemia. Assim, chamamos atenção para as edições dos jornais da UFRGS e PUCRS sobre as pesquisas aqui realizadas para ajudar no combate à pandemia, inclusive de grupos de pesquisa ligados ao CDEA (link para as edições especiais do jornal da UFRGS sobre o coronavirus: https://www.ufrgs.br/coronavirus/ e link da PUCRS: http://www.pucrs.br/coronavirus/).

Seguindo orientações das Reitorias da UFRGS e da PUC-RS, todas as nossas atividades e cursos presenciais foram suspensos desde março de 2020 e seguindo as orientações do DAAD, também nossos editais para estadias curtas de pesquisa na Alemanha foram prorrogados. Porém, nossas pesquisas e as Redes de Pesquisa CAPES-DAAD com a Alemanha e Europa, assim como nossa parceria com os demais 20 Centros de Estudos Europeus e Alemães do mundo continuam a trabalhar, neste sentido gostaríamos de chamar a atenção para os eventos online, que estamos realizando e os eventos de nossos parceiros, que estamos divulgando (veja no site e também https://www.facebook.com/cdeaufrgspuc/ ).

É o momento de adaptarmos nossa forma de ensinar, pesquisar e divulgar informações importantes. Assim incluímos em nosso site um link provisório para os estudos de organismos internacionais sobre os impactos sociais da pandemia de COVID-19, onde encontrarão o relatório da UNCTAD (“How COVID-19 is changing the world”), a Resolução da Comissão de Direitos Humanos da OEA (“Pandemia y Derechos Humanos en las Américas”), uma seleção de artigos e de palestras ‘online’ de nossos pesquisadores sobre a pandemia. Um espaço aberto para a divulgação do conhecimento.

A todos nossos pesquisadores, nossa solidariedade, apoio e incentivo!

Profa. Dra. Dr. h.c. Claudia Lima Marques e Prof. Dr. Dr. Draiton Gonzaga de Souza, Diretores do CDEA 


[1] Veja https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/05/brasil-se-torna-o-3o-pais-do-mundo-com-mais-casos-confirmados-de-coronavirus-ckad18yar00fk015nhdzrdz5o.html (18.05.20).

Aula Aberta com Rubens Ricupero: Should the WTO be abolished?

A Área de Direitos Humanos da FADUSP e a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus (DAAD) convidam para a Aula Aberta:

“Should the WTO be abolished?”com o Embaixador Rubens Ricupero.

O evento será em inglês e acontecerá online na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, das 9h às 10:30h.

Link Webinar (acesso direto com conta USP): meet.google.com/dgd-awjc-kbo
Inscrição (para quem não tiver conta USP): encurtador.com.br/fikOU

Acesse o artigo do The New York Times que inspirou o tópico: Clique aqui

Nota de falecimento da Profa. Dra. Fabiana D’Andrea Ramos

O Centro de Estudos Europeus e Alemães – CDEA – lamenta profundamente o falecimento da professora Dra. Fabiana D’Andrea Ramos, membro-fundadora do CDEA, que lutava há alguns anos com bravura contra o câncer. Ela participou da fundação do CDEA e sempre foi uma colaborada muito prestativa. Ainda tivemos a oportunidade de, em março de 2019, ter, mais intensamente, sua agradável companhia na visita aos Centros de Estudos Europeus e Alemães de Haifa e de Jeruralém. Sentiremos muito sua falta!

À sua filha, Júlia, e aos demais familiares, oferecemos nossos mais profundos sentimentos.

Profa. Dra. Cláudia Lima Marques

Diretora do CDEA

Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza

Vice-Diretor do CDEA

Fundação Jean Monnet para a Europa lança exposição virtual de documentos sobre o Tratado de Paris de 1951

Em 9 de maio de 1950, há 70 anos, Robert Schuman lançou sua famosa Declaração inspirada em Jean Monnet, que marcou o início da comunidade europeia. Para comemorar este evento, a Fundação Jean Monnet para a Europa está oferecendo uma pequena exposição virtual, aberta a todos, de algumas peças de arquivo originais vinculadas a este evento. Uma seleção de documentos de cada país que assinou o Tratado de Paris em 1951, bem como do Reino Unido e da Suíça. Um tour pela Europa através de documentos escritos em reação ao que alguns jornais chamaram de ‘A bomba Schuman’.

Para maiores informações, acesse o link: https://jean-monnet.ch/archive/70e-anniversaire-de-la-declaration-du-9-mai-1950/

EDITAIS CDEA – Novo Comunicado!

Tendo em vista a incerteza em relação à possibilidade de viagens internacionais e às atividades nas universidades alemãs, o CDEA decide:

– prorrogar novamente as inscrições dos Editais CDEA 2020, sendo a data limite do novo prazo 31 de maio de 2020;

– prorrogar a possibilidade de uso dos valores excepcionalmente até 31 de janeiro de 2021, para que os compromissos cancelados e prorrogados entre os parceiros alemães e brasileiros possam acontecer.

Contato: cdea@pucrs.br