Nota dos Diretores à comunidade CDEA

Solidariedade, Humanismo e Adaptação: Nota dos Diretores sobre a COVID-19

O CDEA é um centro de ensino, pesquisa e informação, financiado pelo DAAD e Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, para ser um farol da amizade entre a Alemanha, a Europa e o Brasil. Centro que, desde abril de 2017, une a UFRGS e PUCRS, congregando 58 pesquisadores de 22 Programas de Pós-Graduação das Ciências Humanas e é o primeiro da América Latina. Os nossos clusters de pesquisa interdisciplinar são: Globalização, Diversidade Cultural e Sustentabilidade. Porém, neste momento muito triste e desafiador pelos efeitos mundiais da pandemia do COVID-19, as palavras chaves são: solidariedade, humanismo e adaptação.

No momento que o Brasil supera Itália e é o terceiro país no mundo em casos confirmados de COVID-19[1], gostaríamos de nos solidarizar com as famílias dos mais de 16 mil mortos no Brasil e com toda sociedade brasileira e latino-americana preocupada com a vulnerabilidade das pessoas e a precariedade de condições em nossas sociedades tão desiguais. Nunca os estudos das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas foram tão importantes, para apoiar as pessoas e preparar a sociedade para o momento pós-pandemia. Assim, chamamos atenção para as edições dos jornais da UFRGS e PUCRS sobre as pesquisas aqui realizadas para ajudar no combate à pandemia, inclusive de grupos de pesquisa ligados ao CDEA (link para as edições especiais do jornal da UFRGS sobre o coronavirus: https://www.ufrgs.br/coronavirus/ e link da PUCRS: http://www.pucrs.br/coronavirus/).

Seguindo orientações das Reitorias da UFRGS e da PUC-RS, todas as nossas atividades e cursos presenciais foram suspensos desde março de 2020 e seguindo as orientações do DAAD, também nossos editais para estadias curtas de pesquisa na Alemanha foram prorrogados. Porém, nossas pesquisas e as Redes de Pesquisa CAPES-DAAD com a Alemanha e Europa, assim como nossa parceria com os demais 20 Centros de Estudos Europeus e Alemães do mundo continuam a trabalhar, neste sentido gostaríamos de chamar a atenção para os eventos online, que estamos realizando e os eventos de nossos parceiros, que estamos divulgando (veja no site e também https://www.facebook.com/cdeaufrgspuc/ ).

É o momento de adaptarmos nossa forma de ensinar, pesquisar e divulgar informações importantes. Assim incluímos em nosso site um link provisório para os estudos de organismos internacionais sobre os impactos sociais da pandemia de COVID-19, onde encontrarão o relatório da UNCTAD (“How COVID-19 is changing the world”), a Resolução da Comissão de Direitos Humanos da OEA (“Pandemia y Derechos Humanos en las Américas”), uma seleção de artigos e de palestras ‘online’ de nossos pesquisadores sobre a pandemia. Um espaço aberto para a divulgação do conhecimento.

A todos nossos pesquisadores, nossa solidariedade, apoio e incentivo!

Profa. Dra. Dr. h.c. Claudia Lima Marques e Prof. Dr. Dr. Draiton Gonzaga de Souza, Diretores do CDEA 


[1] Veja https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/05/brasil-se-torna-o-3o-pais-do-mundo-com-mais-casos-confirmados-de-coronavirus-ckad18yar00fk015nhdzrdz5o.html (18.05.20).