1° Edição Webinar: “Os partidos, a era digital e a pandemia: o que acontece com a democracia?”

Nesta terça-feira, 02 de junho, às 19h, acontece uma nova conversa do ciclo virtual. Esta edição terá a participação de Silvana Krause SilvanaSilvana Krause (Professora do PPG em Ciência Política da UFRGS), André Marenco (Professor do PPG em Políticas Públicas UFRGS), Eduardo Leite(Governador do RS), Ronaldo Caiado (Governador de GO)

A transmissão será ao vivo nos canais: https://www.youtube.com/ifchdaufrgs e https://www.facebook.com/IFCHdaUFRGS.

Em tempos de isolamento, um ciclo de conversas entre a academia e os partidos em um momento de profundas transformações, muitas informações e também grandes dúvidas.

O maior ponto de interrogação para a digitalização dos partidos, é, em que medida a política e os partidos também necessitam do contato pessoal dos seus membros. A democracia demanda uma comunidade que concorda com as regras da sua coexistência. Para os partidos, o sentido de construção de pertencimento à comunidade, identidades programáticas e ideológicas são construídos na forma de convívio, para se conhecer, conversar e fazer acordos informais. A excessiva atomização da era digital pode estar transformando o que conhecemos até então como democracia na construção de uma vida em comum, o todo como algo além do que a soma das partes. Em que medida a percepção digital da linguagem corporal de um parceiro de conversa e de entendimentos mudam a qualidade da vida interna de um partido e em que direção?