Disciplina | “Literatura Comparada: Questões de Fronteira” – ministrada pelos Professores Dr. Gerson Roberto Neumann e Dr. Robert Schade.

O PPG Letras da UFRGS oferece aos alunos vinculados aos PPGs do CDEA a oportunidade de matrícula na disciplina Literatura Comparada: Questões de Fronteira, que será ministrada pelos Professores Dr. Gerson Roberto Neumann e Dr. Robert Schade.

Inscrições:

Para alunos de PPGs da UFRGS, inscrever-se diretamente no sistema de matrículas do PPGLet da UFRGS

Para alunos de PPGs da PUCRS, verificar requisitos como aluno especial na página do PPGLet da UFRGS, através deste link. Período de inscrição como aluno especial: 13 a 15 de julho de 2021

Dados da disciplina: 

Docente: Gerson Roberto Neumann – Robert Schade 

Disciplina:  Literatura Comparada: Questões de Fronteira 

Carga horária: 4 créditos 

LIT00062 

Horário: quarta-feira – das 14h às 15h30

Súmula: 

A disciplina propõe o estudo de questões relevantes à discussão em torno da produção literária e seu (não) pertencimento nacional, regional, político, linguístico entre outras formas. A partir da observação das múltiplas faces (culturais, políticas, étnicas) que compõem um local, pretende-se observar e trazer à discussão a multiplicidade que conforma o nosso redor mais próximo e as diversas ilhas culturais que o formam e interagem nesse arquipélago. Discutir os conceitos de regional, nacional, transareal, de pertencimento e a busca (por uma forma de pertencimento) a partir de leituras sugeridas, tendo sempre como elemento fundador a produção literária e cultural como reflexo (ou causa?) para a construção de tais conceitos. Em tempos de rápidos des-loca-mentos, no transpassar de fronteiras, muitas formas de produção (literária, por exemplo) não acompanham o processo (que processo?). Que fronteiras são essas? A produção literária sem local definido (fora de fronteiras?) e o saber sobre-viver da filologia serão objetos de discussão. A análise de tais características pressupõe um diálogo interdisciplinar para que a obra possa ser lida e compreendida justamente a partir de fronteiras múltiplas. Serão discutidas as obras de teóricos, como Bhabha, de Certeau, Hardt/Negri, Deleuze, Ette, Hall, Mignolo, Said, Andrukhovych, Schmidt, Hobsbawm, entre outros.