O CDEA recebe os dirigentes do DAAD Brasil e CAPES.

Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2021, o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) recebeu a visita do Dr. Jochen Hellmann (Diretor do DAAD no Brasil), da Dra. Romana Castro Zambrano (Coordenadora de Fomento à Língua Alemã DAAD) e da Diretora Lívia Pelli Palumbo (Diretora de Relações Internacionais da CAPES) nas sedes da UFRGS e da PUCRS. Nos encontros foram traçados um panorama geral dos últimos cinco anos de atuação das universidades junto ao DAAD, por meio de convênio da CAPES. Os relatos sintetizaram as ações desenvolvidas e deverão embasar a pretendida renovação da aliança interinstitucional.

A diretora de Relações Internacionais da CAPES Lívia Peres Palumbo adiantou que a nossa vontade é que haja essa reiteração. Então este momento é fundamental para fortalecer os laços e o diálogo entre as instituições, buscando um caminho que renda um número cada vez maior de frutos.

Já a coordenadora de Fomento à Linguagem Alemã do DAAD Romana Castro Zambrano considerou que a parceria com a UFRGS é muito importante, pois esta Universidade tem uma tradição histórica em relação a Alemanha. Além de apoiar o progresso científico e a pesquisa, buscamos estreitar nossas relações institucionais.

Carla Delatorre, secretária de Relações Internacionais (Relinter) da UFRGS, argumentou que a avaliação desses cinco anos é decisiva para a renovação da parceria. Este convênio se destaca por ser o único do tipo no sul do país e, também, no sul do mundo. Acreditamos que as três áreas por ele abrangidas – globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural – são muito relevantes para as universidades. Ocorrendo esta renovação, que integra UFRGS e PUCRS, com o apoio do DAAD, continuaremos dando suporte em termos de formação e desenvolvimento para os nossos alunos, contribuindo também com os estudos das ciências jurídicas no Brasil.

Claudia Lima Marques, diretora do CDEA, ressaltou que o órgão se caracteriza primordialmente pela pesquisa e ensino, apontando exemplos dessa atuação: Temos uma linha especial de Direito Alemão que já formou 28 mestres. Oferecemos disciplinas em alemão, intercâmbios curtos na Alemanha e, durante a pandemia, houve uma autorização especial para que o Centro fomentasse um banco de dados, que hoje está acessível a todos os alunos, em todos os campi da UFRGS e PUCRS. Por fim, temos uma outra área de destaque, que é a dos estudos linguísticos. Então, esse é um desafio e um trabalho muito importante para a nossa internacionalização.