O CDEA promoveu a IV JORNADA INTERDISCIPLINAR de forma híbrida.

O Centro de Estudos Europeus e Alemães, promoveu no dia 09 de dezembro de 2021, a IV JORNADA INTERDISCIPLINAR DO CDEA 2021 – Globalização, Sustentabilidade e Diversidade Cultural, com a finalidade de discutir temas interdisciplinares relevantes para suas pesquisas.

O evento contou com a participação dos representantes do DAAD no Brasil e CAPES, a Dra. Romana Castro Zambrano (Coordenadora de Fomento à Língua Alemã DAAD) e a diretora Lívia Pelli Palumbo (Diretora de Relações Internacionais da CAPES). Na sequência houve o relato dos discentes do CDEA fomentados em 2021, moderado pela Dra. Cristiane Krause Kilian, coordenadora administrativa do CDEA.

Durante o período da tarde ocorreu uma mesa-redonda intitulada Pesquisas durante a pandemia: desafios e perspectivas com a participação dos Pesquisadores-Fundadores do CDEA, o Prof. Dr. Cleo Altenhoffen (UFRGS) e o Prof. Dr. Hermílio dos Santos (CDEA/PUCRS), sob coordenação do Prof. Dr. Nythamar de Oliveira (PUCRS).

Por fim, tivemos o lançamento da tradução do livro “Sociologia – Estudos sobre as formas de sociação” de Georg Simmel. Na ocasião estavam presentes o Prof. Dr. Raúl Enrique Rojo (Tradutor da obra – UFRGS), o Prof. Dr. Danilo Martuccelli (Prefaciador da obra – Paris 5; Universidad Diego Portales), a Profa. Dra. Clarissa Baeta Neves (CDEA/UFRGS), a Profa. Letícia Schabbach (PPG Sociologia – UFRGS) e o Prof. Dr. Jair Tauchen (Fundação Editorial Fênix), sob coordenação da Profa. Dra. Clarissa Baeta Neves (CDEA/UFRGS)

Durante o evento houveram sorteios de livros fomentados pelo CDEA/DAAD para os participantes na modalidade presencial.

Confira aqui a gravação completa do evento.