Professora-Pesquisadora do CDEA realiza conferência na Universidade Heinrich-Heine de Düsseldorf

No dia 5 de abril, a Professora-Pesquisadora do CDEA Dra. Silvana Krause, participou da conferência “O Brasil diante de mudanças e incertezas: a eleição de 2022”, no Instituto de Estudos Alemães e Internacionais de Direito Partidário e Partidos Políticos (PRUF), da Universidade Heinrich-Heine de Düsseldorf.

Foi analisado o desenvolvimento da nova democracia brasileira sendo destacado o seu padrão diferenciado, que apresenta dinâmicas com tendências mais acentuadas de retrocessos ou estagnação institucional quando comparada com democracias ocidentais mais longevas ou com democracias do continente Latino Americano.

Fatores como importantes mudanças do perfil do eleitorado brasileiro e o processo de desestruturação e instabilidade do sistema partidário também foram ressaltados para compreender o contexto do governo Bolsonaro que assumiu seu mandato em 2019.

O cenário da eleição 2022 foi analisado a partir das pesquisas de intenção de voto, avaliação do governo, rejeição dos candidatos, efeitos da pandemia e as projeções de manutenção da polarização política.

Confira aqui mais informações sobre o evento