CDEA completa 5 anos de atuação

No dia 11 de abril, aconteceu o evento de 5 anos do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), realizado no auditório do prédio 9 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Na ocasião, estiveram reunidos alunos fomentados, professores, integrantes do Comitê Executivo do CDEA, entre eles: a Diretora do CDEA, Profa. Dra. Claudia Lima Marques; o Vice-Diretor do CDEA, Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza; o Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Prof. Dr. José Antonio Poli de Figueiredo; o Cônsul Geral da Alemanha, Sr. Michael Serra; a Cônsul Honorária da Áustria, Profa. Dra. Kathrin Rosenfield; a Coordenadora de Fomento à Língua Alemã do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Dra. Romana Castro Zambrano; o Diretor do Goethe-Institut, Sr. Stephan Hoffmann; o Coordenador do PPG em Direito da UFRGS e Pesquisador do CDEA, Prof. Dr. Fábio Morosini; e a Coordenadora Administrativa do CDEA, Dra. Cristiane Krause Kilian.

O evento, que foi aberto com a fala da diretora do CDEA, teve como objetivo mostrar, em formato de linha do tempo, os destaques relevantes das atividades do Centro neste período. 

CDEA é um farol que une os 58 Pesquisadores-Fundadores, 22 Programas de Pós-Graduação e 2 renomadas Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul, além das diversas Universidades parceiras no cenário internacional, destacou a Diretora do CDEA.

Foram apresentados também os principais números do CDEA ao longo dos seus 5 anos de atuação, conforme mostra a imagem abaixo:

Na sequência, os integrantes do Comitê Executivo do CDEA, Profa. Dra. Karen Spinassé (UFRGS) e Prof. Dr. Ingo Sarlet (PUCRS), destacaram a importância do impacto do Centro na América Latina, atuando conjuntamente com seus Programas de Pós-Graduação parceiros da UFRGS e da PUCRS, focando em preparar a nova geração de acadêmicos na pesquisa em língua alemã e com metodologias de ponta nas áreas do direito, humanidades e ciências sociais.

A celebração contou ainda com a palestra do ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pesquisador do CDEA, Prof. Abílio Baeta Neves, que falou sobre a importância da diplomacia da Alemanha-Brasil no âmbito acadêmico, destacando os acordos de cooperação junto as entidades, tais como DAAD e CAPES.

Após, foram apresentados os relatos de alguns alunos fomentados durante esse período, enfatizando o impacto das experiências nas suas trajetórias acadêmicas e a importância do Centro para suas vidas profissionais. 

Clique aqui e confira a transmissão do evento na íntegra.

Saiba mais sobre o CDEA

Criado em 2017, o CDEA é um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na PUCRS e na UFRGS. O Centro dedica-se, de maneira interdisciplinar, à discussão de três fenômenos chave – globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural – no contexto de diferentes experiências e construções na Europa/Alemanha e no Brasil. Os bolsistas do CDEA são compostos por estudantes de mestrado e doutorado. A oferta de bolsas de pós-graduação é maior por se entender que tais estudantes têm maior vivência e experiência em pesquisa do que aqueles ainda em início da formação acadêmica, tirando assim maior proveito do período de intercâmbio.

O CDEA mantém contato com várias universidades alemãs e institutos de pesquisa europeus, em especial com os que mantêm convênios com a UFRGS e a PUCRS. Tem entre suas funções participar das redes de excelência e parcerias com os 20 Centros Europeus e Alemães do DAAD, que representam mais de 30 universidades de ponta no mundo. 

Por Darwin Gonçalves e Paulo Ricardo Isoppo