Livro sobre Direito Comparado Brasil-Alemanha é lançado no Instituto Ling

Ocorreu no último dia 03 de maio, no Instituto Ling, o lançamento do segundo volume do livro “Direito Comparado Alemanha-Brasil: temas de direito privado em estudos originais e traduzidos”, organizado pela pesquisadora-fundadora do CDEA, Profa. Dra. Lisiane Feiten Wingert Ody. O evento teve a participação da diretora do CDEA, Profa. Dra. Claudia Lima Marques.

A presente obra aborda o principal objetivo do Direito Comparado, no qual o aprendizado se dá por meio da comparação com outras nações, tal como a Alemanha,

destaca Diretora do CDEA

Com o apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães – CDEA, a proposta foi além, passando a incluir a publicação de artigos originais, escritos nas áreas do direito privado e comparado por discentes do PPGDir, estreitando ainda mais os laços entre as instituições e os sistemas jurídicos alemão e brasileiro.

Sobre o livro

Com o propósito de aprender termos técnicos em idioma estrangeiro, pode-se ousar, como Carnelutti, e fazê-lo a partir do escrever de uma monografia. Pode-se, ainda, traduzir, o que é mais usual na área jurídica, já que, fora do idioma materno, o vocabulário passivo costuma ser mais amplo que o ativo, sendo a terminologia um desafio por si só. Esse pensamento deu origem a esta publicação, que objetivava inicialmente apenas reunir traduções, realizadas por mestrandas e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS, de trabalhos de professores da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, com quem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul mantém convênio há décadas.

Na sua primeira parte, a obra inclui textos de renomados autores alemães traduzidos, em temas como maternidade por substituição, direito patrimonial de família e direito societário, bem como de direito europeu, ambiental, processual civil e da proteção de patrimônio cultural. Na sua segunda parte, oferece artigos sobre proteção de dados, direito contratual, responsabilidade civil, enriquecimento sem causa e direitos autorais, em diferentes abordagens.

A variedade de questões jurídicas relevantes tratadas no livro revela não apenas a profundidade das reflexões de renomados professores alemães, como também a pluralidade de pensamentos e interesses da jovem academia do PPGDir-UFRGS.

Para quem é este livro?

A obra destina-se a juristas em geral, sejam estudantes ou profissionais, atuantes junto a poderes públicos ou advogados privados, em especial àqueles interessados em direito estrangeiro e/ou língua alemã.