ROADSHOW: Concurso de ideias Falling Walls Lab está chegando a Porto Alegre

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo apresenta nos dias 20 e 21 de junho de 2022, aos estudantes e empreendedores do Rio Grande do Sul, o concurso Falling Walls Lab (FWL) Brazil deste ano, que vai premiar startups inovadoras de base científica. Os encontros vão acontecer na Unisinos, na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O coordenador do DWIH São Paulo, Marcio Weichert, explicará a dinâmica do concurso, os requisitos de inscrição e os prêmios do Falling Walls Lab Brazil, que em 2022 acontece no dia 8 de setembro, em Porto Alegre.

A primeira palestra acontece no dia 20 de junho na Unisinos, às 17h30, no Espaço PMG da Escola Politécnica. No dia seguinte, 21 de junho, às 14h, a conversa será no prédio 15 do Campus Central da PUCRS e, além de Weichert, o mestrando Micael Silva vai contar sua experiência como vencedor do FWL Fortaleza 2019. Naquele ano, Silva, então estudante de engenharia civil na Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente mestrando na UFRGS, apresentou um projeto para desenvolver um cimento com menor impacto ambiental, reduzindo as emissões de CO2 no processo de fabricação do material.

Logo depois, às 16h15, a palestra acontece na UFRGS, na Escola de Engenharia (auditório Nascente do prédio Centenário). Além de se informar sobre o concurso, quem assistir à conversa poderá ouvir Caroline Trevisan Weber, que faz doutorado na instituição, ficou em terceiro lugar no FWL há dois anos e venceu o Prêmio DAAD de Empreendorismo 2020. Ela teve a ideia de criar pequenas unidades de biorrefinarias automatizadas e monitoradas remotamente, a fim de reduzir o desperdício na cadeia agrícola com a transformação de resíduos não utilizados em produtos como etanol e desinfetante.

Os estudantes residentes do estado têm um bom histórico no Falling Walls Lab Brazil. No ano passado, a doutoranda pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Dominique Santos Rubenich, ficou em segundo lugar, com a proposta de criar um software, baseado em aprendizado de máquina, para identificar a plasticidade morfológica de células imunes e sua relação com a progressão de tumores cancerígenos. A ideia de Rubenich permite acelerar o diagnóstico e baratear os custos do processo.

As inscrições para o FWL Brazil já estão abertas e se encerram no dia 25 de julho. Pesquisadores de qualquer área que tenham uma ideia inovadora podem participar. O FWL premia pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio que apresentem soluções criativas para “derrubar muros” na ciência e na tecnologia. Dos inscritos, 15 projetos serão selecionados para fazer um pitchpresencial de três minutos, no qual serão avaliados critérios como inovação, impacto e estrutura. Dependendo da região do Brasil de onde venham, os selecionados para a apresentação final em Porto Alegre poderão receber ajuda de custo para deslocamento e hospedagem.  Mais informações sobre o FWL e requisitos de participaçãovocê encontra neste link.

O concurso, uma realização da Falling Walls Foundation, é organizado no Brasil anualmente pelo DWIH São Paulo, em parceria em 2022 com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e a EURAXESS.

20 de junho de 2022 – 17h30
Unisinos – São Leopoldo (RS)
Escola Politécnica, Espaço PMG – Av. Unisinos, 950

21 de junho de 2022 – 14h
PUCRS – Porto Alegre
Prédio 15 do Campus Central – Av. Ipiranga, 6681

21 de junho de 2022 – 16h15
UFRGS – Porto Alegre
Escola de Engenharia, Auditório Nascente do prédio Centenário – Praça Argentina, 9