O QUE É O CENTRO DE ESTUDOS EUROPEUS E ALEMÃES – CDEA?

O CDEA é um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Trata-se de um projeto de 5 anos que visa fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto Brasileiro e Latino-americano.

O Centro de Estudos Alemães e Europeus, sediado na PUCRS e na UFRGS, dedica-se, de maneira interdisciplinar, à discussão de três fenômenos chave – globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural – no contexto de diferentes experiências e construções na Europa/Alemanha e no Brasil.

Trata-se do primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães no Brasil e na América Latina e foi confiado conjuntamente à UFRGS e à PUCRS, tendo a sede principal na Escola de Humanidades da PUCRS. Além dessa, há outras duas sedes na UFRGS, uma na Faculdade de Direito (Campus Central) e outra no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados – ILEA (Campus do Vale). Dessa forma, pretende alcançar toda a comunidade acadêmica de ambas as Universidades e seus campi.

O CDEA mantem contato com várias universidades alemãs e institutos de pesquisa europeus, em especial com os que mantêm convênios com a UFRGS e a PUCRS. Tem entre suas funções participar das redes de excelência e parcerias com os 20 Centros Europeus e Alemães do DAAD, que representam mais de 30 universidades de ponta no mundo. O projeto aceito pelo DAAD identificou três parceiros estratégicos do CDEA UFRGS e PUCRS: as universidades de Heidelberg (Ruprechts-Karls-Universität Heidelberg), de Bonn (Rheinische-Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn) e de Erlangen-Nürnberg (Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg).

A chamada do DAAD para o Centro especificava:

O Centro ajudará a garantir a continuidade da cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha e a promover ligações entre disciplinas que tratem de temas relacionados com a Alemanha. Ênfase especial será dada à cooperação com a rede mundial de Centros de Estudos Alemães e Europeus fomentada pelo DAAD. Pretende-se que o Centro brasileiro torne-se uma parte visível e ativa desta rede. Para mais informações sobre a rede, basta acessar daad.de/des. 

As atribuições do Centro compreendem:

  – Implementar programas de mestrado e doutorado e instituir uma supervisão específica dos doutorandos nas áreas de estudos alemães e europeus, e garantir sua sustentabilidade. Um dos propósitos do Centro deveria ser alcançar um impacto regional, atraindo estudantes de diferentes universidades; 

 – Ser um centro de referência na especialidade de estudos alemães e europeus e promover abordagens interdisciplinares no ensino e na pesquisa, essencialmente nas áreas de humanidades, ciências sociais, direito e economia; 

 – Criar uma rede brasileira de ensino, pesquisa e atividades de extensão relacionada a estudos alemães e europeus;

 – Cooperar estreitamente com os Centros de Estudos Alemães e Europeus fomentados pelo DAAD ao redor do mundo e tornar-se um membro ativo da rede;

 –  Alcançar um público mais geral por meio da realização de eventos e palestras de alta visibilidade, assim como alcançar a comunidade científica internacional, por exemplo, por meio da realização de conferências especializadas.”