O CDEA, como um centro científico de ensino, pesquisa e informação em temas alemães e europeus, sediado na PUCRS e na UFRGS, é um projeto de cinco anos, que visa fomentar 22 PPGs das duas universidades, uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto brasileiro e latino-americano, introduzindo-os em uma rede de 20 Centros Europeus e Alemães de excelência no mundo.

Trata-se do primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães no Brasil com forte impacto na América Latina e foi confiado conjuntamente à UFRGS e à PUCRS, por sua rede de pesquisas latino-americanas e com a Alemanha e Europa. Está focado em preparar a nova geração de acadêmicos na pesquisa em língua alemã e com metodologias de ponta das ciências humanas e sociais.

A estrutura organizacional do CDEA é constituída por um Diretor e um Vice-Diretor, com mandato de cinco anos em sistema de codireção, alternado aos 2 anos e meio e são indicados pelas respectivas universidades. Além deles, o CDEA possui um Comitê executivo científico, com 3 pesquisadores renomados de cada universidade parceira, e um comitê consultivo (Beirat, em alemão), formado pelos reitores, vice-reitores e pelo DAAD, representado pelo escritório do Rio de Janeiro, e uma equipe administrativa.

A dotação do DAAD é válida por um período de cinco anos, podendo ser renovada, permitindo um planejamento de longo prazo e inserção internacional dos Programas de Pós-Graduação, com seus docentes e discentes. O CDEA poderá receber suporte de outras instituições de fomento, universidades parceiras e empresas para pesquisas específicas, redes ou programas, garantindo a continuidade do Centro.

O CDEA reúne um alto número de pesquisadores-fundadores da UFRGS e da PUCRS, com parte ou totalidade de seus estudos efetuados na Alemanha, os quais participaram da elaboração do projeto. Participam do Projeto 22 Programas de Pós-Gradução, sendo 11 da UFRGS e 11 da PUCRS, a saber:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
PPG Antropologia Social
PPG Ciência Política
PPG Filosofia
PPG Políticas Públicas
PPG Sociologia
PPG História

Instituto de Letras
PPG Letras (Germanística e Romanística)

Faculdade de Arquitetura
PPG Urbanismo

Faculdade de Direito
PPG Direito

Faculdade de Educação
PPG Educação

Faculdade de Economia  
PPG Estudos Estratégicos Internacionais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)

Escola de Administração
PPG Administração
PPG Economia do Desenvolvimento

Faculdade de Direito
PPG Direito
PPG Ciências Criminais

Escola de Humanidades
PPG Filosofia
PPG Assistência Social
PPG História
PPG Ciências Sociais
PPG Educação
PPG Teologia
PPG Letras

Escola Politécinica
PPG Arquitetura e Urbanismo

Os principais resultados esperados do CDEA são:

  • Pesquisa de excelência em temáticas de interesse para o Brasil e a Alemanha/União Europeia;
  • Implementação de uma Escola Superior de Estudos Alemães e Europeus para estudantes de doutorado e pesquisadores em todos os campos. A agenda inclui workshops, seminários, escolas de verão e inverno, visitas de curto prazo, etc.;
  • Desenvolvimento de um Centro de Referência, para ampliar a disseminação das informações acadêmicas da Alemanha e da Europa;
  • Extensão para outras universidades e organizações no Brasil e na América Latina, criando uma rede brasileira de ensino, pesquisa e atividades de extensão relacionada a estudos alemães e europeus;
  • Consolidação da internacionalização dos Programas de Pós-Graduação envolvidos e acesso e integração na rede de 20 Centros de excelência financiados pelo DAAD nas maiores universidades do mundo.