O CDEA promoveu a XIX Conferência intitulada Perspectiva para uma democracia representativa mais autêntica: o papel da mulher nas eleições municipais, abordando o papel das mulheres na vida democrática dos municípios e suas possibilidades de participação, tendo em vista um maior engajamento e estímulo à sua inserção no cenário político nacional.
Restrições à liberdade de expressão: fake news no contexto alemão e brasileiro
Ocorreu a 2° edição do Cilclo de Conferências CDEA sobre Plurilinguismo intitulada “Desenvolvimento do repertório linguístico da diáspora boêmia no Rio Grande do Sul”, será com as presenças da Profa. Dra. Angélica Prediger (Otto-Friedich – Universität Bamberg) e Profa. Dra. Karen Pupp Spinassé (Pesquisadora-Fundadora do CDEA).
Aconteceu 1° live do Cilclo de Conferências CDEA sobre Plurilinguismo intitulada “Por que (deixar) bilinguar o meu filho?”, realizada em parceria com o colégio Pastor Dohms, abordando questões gerais a respeito do plurilinguismo precoce, visando também um público leigo interessado no bilinguismo de seus filhos e filhas, com a presença da Profa. Dra. Karen Pupp Spinassé (Pesquisadora-Fundadora do CDEA).
Proteção de Dados e Teoria Geral dos Direitos da Personalidade
O CDEA juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS promoverá, ao longo dos próximos meses, palestras já agendadas na disciplina de Direito Constitucional Europeu e Alemão que faz parte do Projeto-Piloto do CDEA. Nesta edição, o evento será realizado com o Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet (Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro fundador do Centro de Estudos Europeus e Alemão.
O CDEA juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS promoverá, ao longo dos próximos meses, palestras já agendadas na disciplina de Direito Constitucional Europeu e Alemão que faz parte do Projeto-Piloto do CDEA.
O CDEA promoveu a XIV Conferência intitulada Cooperação Jurídica Internacional: realidade e prática no Brasil. Nesta edição, o evento contou com a presença da Profa. Dra. Nádia de Araújo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O CDEA juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS promove, ao longo dos próximos meses, palestras já agendadas na disciplina de Direito Constitucional Europeu e Alemão que faz parte do Projeto-Piloto do CDEA. Nesta edição, o evento contou com a presença do Prof. Dr. Augusto Jaeger Júnior. Será abordado o tema Estrutura e organização da União Europeia.
O CDEA promoveu a XVI Conferência intitulada Reconstrução Verde: A trajetória de recuperação da pandemia pelo olhar do Direito dos Desastres, que será analisado o cenário pós-pandemia, sob o viés jurídico, da reconstrução das condições de vida, diante de uma realidade consolidada de emergência climática. A abordagem partirá na noção da pandemia como um desastre.
O CDEA juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS promoveu, ao longo dos próximos meses, palestras já agendadas na disciplina de Direito Constitucional Europeu e Alemão que faz parte do Projeto-Piloto do CDEA. Nesta edição, o evento contou com a presença da Profa. Dra. Dr. h.c Claudia Lima Marques, Diretora do CDEA.
Com apoio do CDEA, foi promovido, a mesa-redonda Andanças pelo Mundo Clássico, marcando a abertura do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada 2020”. Esta primeira mesa contou com as participações de André Malta Campos, da USP (“Um olhar crítico sobre os estudos clássicos”), José Antônio Alves Torrano, da USP (“Sófocles e a máquina trágica de pensar política”) e Carlos Leonardo Antunes, da UFRGS (“Tradução como derivação estética e a percepção dos clássicos”).
O CDEA promoveu a XIII Conferência intitulada La regulación del sobreendeudamiento del consumidor en la región: El proyecto en Argentina, que tratará sobre o superendividamento dos consumidores na Argentina. Nesta edição, o evento contou com a presença da Profa. Dra. Belén Japaze da Universidade Nacional de Tucumán, Relatora em la Corte Suprema de Justicia de Tucumán.
O CDEA promoveu a XII Conferência intitulada Direitos Humanos e Injustiça Estrutural nas duas ondas Australianas de COVID-19. Nesta edição, o evento contou com a presença do Prof. Dr. Lucas Lixinski da Universidade of New South Wales.
O CDEA promoveu a XI Conferência intitulada Debt relief initiatives for South African consumers during the Covid-19 crisis, que abordará as iniciativas de alívio da dívida para os consumidores sul-africanos durante a crise da Covid-19. O evento contou com a presença da Profa. Dra. Michelle Kelly-Louw da Universidade da África do Sul e Presidente da Associação Internacional de Direito do Consumidor.
O CDEA promoveu a X Conferência intitulada Direito e mudanças climáticas: a importância do Acordo de Paris e o contexto atual, que abordará a análise do acordo de Paris, a partir do ano de 2020, de seus termos e cumprimento, especialmente dentro do atual contexto mundial de pandemia e mudança de comportamento humano frente ao consumo e ao meio ambiente.
O CDEA promoveu a VIII Conferência intitulada “Poder moderador na forma de governo republicana: é possível?”, que promoverá um debate sobre um assunto atual e polêmico, o qual tem despertado o interesse da sociedade em geral, sobre a possibilidade de haver um Poder Moderador em Estados Republicanos, tendo em vista seu desenho constitucional. O evento contou com a presença do Dr. Juremir Machado da Silva, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e jornalista da Rádio Gaúcha e do jornal Correio do Povo.
O CDEA promoveu a VII Conferência intitulada “The effect of COVID-19 on migrants and asylum seekers: European and Brazilian responses”, que contará com a presença da PHD Candidate Danni Reches de Haifa University and HCGES e Profa. Dra. Tatiana Cardoso Squeff da Universidade Federal de Uberlândia.
O CDEA promoveu a Aula Aberta intitulada Desafios à Democracia Contemporânea em Época de Pandemia. O foco da aula é debater a importância da independência dos poderes, os papéis do estado, do governo, a distinção entre os seus órgãos, a função das forças armadas, bem como sobre as condições socioeconômicas, culturais e valores éticos para que se tenha instituições minimamente adequadas às exigências de cada época, temas centrais à democracia neste momento.
O CDEA promoveu a V Conferência intitulada Contratação eletrônica em tempos de COVID-19: a forma dos contratos eletrônicos e a defesa dos consumidores, que abordará a forma dos contratos eletrônicos na perspectiva do direito privado dentro do ordenamento jurídico brasileiro, fazendo uma comparação com regulação dos contratos digitais na Alemanha, bem como a proteção do consumidor nos contratos eletrônicos no cenário atual, em que a pandemia vem tornando mais necessária a contratação digital, com a presença dos palestrantes Profa. Dra. Antonia Espindola Longoni Klee, docente da Universidade Federal de Pelotas e Prof. Dr. Fabiano Menke, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O CDEA promoveu a IV Conferência intitulada Proteção de Dados, Defesa do Consumidor e a COVID-19, que abordou o tema da proteção de dados e defesa do consumidor em meio a pandemia da COVID-19 com a palestrante Prof. Dra. Laura Schertel Mendes, Doutora em Direito Privado pela Universidade Humboldt de Berlim e docente na Universidade de Brasília e no IDP.
O CDEA promoveu a III Conferência intitulada Covid-19 and legal responses: the case of Israel in comparative and theoretical perspectives acerca da Covid-19 em perspectiva comparativa e teóricas com o palestrante Eli M Salzberger, professor da Universidade de Haifa e Diretor do Centro de Estudos Alemães e Europeus de Haifa – HCGES
O CDEA promoveu a I Conferência intitulada Recent trends in global consumer protection com o consultor político independente Robin Simpson. Entre os trabalhos mais recentes estão as Nações Unidas, o Governo da Rússia, o Banco Mundial, a Consumers International e universidades como a Universidade do Quebec em Montreal e a Universidade de Oxford na Inglaterra.
O HCGES está fazendo uma série de vídeos com os 19 Centros de Estudos Europeus e Alemães financiados pelo DAAD ao redor do mundo, e o primeiro deles com o CDEA Porto Alegre, com a participação da Diretora e Professora do Centro Claudia Lima Marques. Ela fala sobre o ensino on-line, novos regulamentos de emergência e um possível bloqueio até meados de maio. A entrevista ocorreu no dia 14/04/2020.
Pra quem planeja estudar ou pesquisar na Alemanha, O Dr. Robert Schade, leitor do DAAD em Porto Alegre, comenta neste vídeo, disponível no YouTube, o sistema de ensino superior na Alemanha, as modalidades de bolsas disponíveis e como cada uma delas funciona.
Entrevista com a escritora Yoko Tawada.
Quer saber um pouquinho como foi a palestra de "Proteção de dados: atualidades e perspectivas" com os professores Danilo Doneda e Fabiano Menke, então acesse o link.