Carregando Eventos


« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

2° palestra | Hannah Arendt: “Quem sou eu para julgar?” (2ª Edição)

11 agosto - 14:30 até 16:00

Detalhes

Data:
11 agosto
Hora:
14:30 até 16:00
Categoria de Evento:
Website:
https://pucrs.zoom.us/j/96802206678...

Organizador

CDEA
Website:
www.cdea.tche.br

Escola de Humanidades da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, juntamente com o CDEA, promovem a 2° edição do evento –Hannah Arendt: “Quem sou eu para julgar?”

A segunda palestra intitulada “Juízo político e sentimento de injustiça” contará com a presença da Prof.ª Bethânia Assy (UERJ/PUC-Rio).

“Quem sou eu para julgar?” é uma expressão que usamos de forma quase automática sempre que nos deparamos com situações que testam os limites dos nossos padrões normativos. Tal expressão manifesta o nosso estado de perplexidade, acompanhado de um certo sentimento de impotência em face de forças sociais e políticas avassaladoras. Mas ela também parece ocultar uma posição filosófica, política e ética mais profunda e desafiadora, a saber, uma certa incapacidade de julgar a situação “como se” fôssemos nela atores, de nos colocarmos no lugar de outros e submetermos a sua ação a juízo. Num contexto de ameaças existenciais provenientes de forças que parecem conduzir a um estado de permanente perplexidade e impotência – forças como o ressurgimento de movimentos proto-totalitários, o agravamento da crise ecológica e do niilismo consumista, o aprofundamento da injustiça e da desigualdade social, entre outras –, que elementos do pensamento arendtiano nos permitem reconsiderar o problema ético, político e filosófico tornado patente sempre que dizemos “Quem sou eu para julgar?”?

Acesso ao Evento

Poderá ser acompanhado no Canal YouTube ou Zoom

Chamada para apresentações

Acesse aqui.

Cronograma completo

Acesse aqui.