Carregando Eventos


« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

3° palestra | Hannah Arendt: “Quem sou eu para julgar?” (2ª Edição)

25 agosto - 14:30 até 16:00

Detalhes

Data:
25 agosto
Hora:
14:30 até 16:00
Categoria de Evento:

Organizador

CDEA
Website:
www.cdea.tche.br

Escola de Humanidades da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, juntamente com o CDEA, promovem a 2° edição do evento – Hannah Arendt: “Quem sou eu para julgar?”

A terceira palestra intitulada “A People’s Utopia: Arendt and the Council System” contará com a presença do Dr. Shmuel Lederman (Weiss-Livnat Center for Holocaust Research and Education at the University of Haifa/Open University of Israel)

“Quem sou eu para julgar?” é uma expressão que usamos de forma quase automática sempre que nos deparamos com situações que testam os limites dos nossos padrões normativos. Tal expressão manifesta o nosso estado de perplexidade, acompanhado de um certo sentimento de impotência em face de forças sociais e políticas avassaladoras. Mas ela também parece ocultar uma posição filosófica, política e ética mais profunda e desafiadora, a saber, uma certa incapacidade de julgar a situação “como se” fôssemos nela atores, de nos colocarmos no lugar de outros e submetermos a sua ação a juízo. Num contexto de ameaças existenciais provenientes de forças que parecem conduzir a um estado de permanente perplexidade e impotência – forças como o ressurgimento de movimentos proto-totalitários, o agravamento da crise ecológica e do niilismo consumista, o aprofundamento da injustiça e da desigualdade social, entre outras –, que elementos do pensamento arendtiano nos permitem reconsiderar o problema ético, político e filosófico tornado patente sempre que dizemos “Quem sou eu para julgar?”?

Acesso ao Evento

Poderá ser acompanhado no Canal YouTube.

Chamada para apresentações

Acesse aqui.

Cronograma completo

Acesse aqui.