Carregando Eventos


« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conversa “Povos Indígenas por eles Próprios”

17 junho - 15:00 até 16:00

Detalhes

Data:
17 junho
Hora:
15:00 até 16:00
Categoria de Evento:

Organizador

CDEA
Website:
www.cdea.tche.br

Não é recente que o contato dos povos indígenas com a cultura brasileira não-indígena tenha como consequência mortes, perdas importantes de território e ameaças à manutenção das formas de vida escolhidas pelos próprios povos indígenas no Brasil. Entretanto, mais recentemente, muitos dos povos indígenas vêm sendo alvo de novas e reiteradas ameaças, em boa medida encorajadas e estimuladas por autoridades do próprio governo federal. Muitas dessas ameaças têm implicado em incertezas crescentes na preservação dos seus territórios e dos seus modos de vida.

Diante desse cenário que o CAES-PUCS (Centro de Análises Econômicas e Sociais), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS e o CDEA (Centro de Estudos Europeus e Alemães) convidam para uma conversa com representantes de 8 etnias: Kaigang e Xokleng-Konglui (RS), Kaiapó (Pará), Boe Bororo e Terena (Mato Grosso), Suiá e Yawalapiti (Xingu, Mato Grosso) e Puyanawa (Acre). São falantes de oito línguas de diferentes troncos linguísticos, como Pano, Aruak, Bororo e Jê. A conversa será em português, com mediação do Prof. Dr. Hermílio Santos (PPGCS, CDEA e CAES-PUCRS).

Dentre os participantes, duas Cacicas (O-é Paiakan Kaiapó e Kulung Xokleng-Konglui), um cacique (Meritororeu Boe Bororo), um vice-cacique (Moisés da Silva, Kaigang), uma liderança do movimento de mulheres do Xingu (Watatakalu Yawalapiti), assim como o presidente da Associação Terra Indígena do Xingu (Ianukulá Kaiabi Suiá). Posteriormente, a conversa será editada e ficará disponível com legendas em inglês, com financiamento do CDEA.

Para maiores informações clique aqui.