Carregando Eventos


« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Governabilidade e Sistemas Eleitorais: as Experiências na Alemanha e no Brasil

29 novembro - 14:00

Detalhes

Data:
29 novembro
Hora:
14:00
Categoria de Evento:

Organizador

CDEA
Website:
www.cdea.tche.br

Um dos grandes desafios das democracias no século XXI tem sido a construção da governabilidade diante de sistemas partidários com crescente fragmentação. Se, por um lado, os partidos políticos são atores que assumem a função de governar, por outro, eles têm tido inúmeros entraves para cumprir esta tarefa.

Uma das dimensões muito debatidas e analisadas no meio político e acadêmico é o efeito que diferentes sistemas eleitorais trazem para as democracias representativas e especialmente às organizações partidárias. No Brasil, a apreensão para as próximas eleições é grande: o país segue altamente polarizado e intensificam-se as discussões sobre uma possível terceira via. Na Alemanha, as últimas eleições foram as mais disputadas dos últimos vinte anos, com a consolidação de legendas menos tradicionais e a pulverização do voto no país, confirmando a tendência de fragmentação política registrada em outras partes da Europa. A Alemanha é considerada uma referência com seu sistema de voto distrital misto, mas nas suas últimas eleições (2017 e 2021) tem apresentado desafios a serem enfrentados. No Brasil, o debate sobre o sistema eleitoral é recorrente e é seguidamente responsabilizado pela fragilidade dos partidos e a fragmentação do sistema partidário.

Celebrando a publicação do livro em língua portuguesa e o maior acesso propiciado pela tradução da obra, o evento “Partidos no Século XXI: Tendências e Impasses para as democracias representativas” contará com a conferência do Dr. Thomas Poguntke. O livro é também organizado pelos professores e pesquisadores da temática: Dra. Heike Merten e Dr. Julian Krüper. As temáticas tratadas na obra captam desde os aspectos que permeiam a regulação jurídica dos partidos, às suas transformações e o futuro das legendas partidárias.

Inscreva-se aqui.