
- Este evento já passou.
Lançamento do livro | “Direito Comparado Alemanha-Brasil: temas de direito privado em estudos originais e traduzidos”
2 maio - 18:00 até 19:00
Sobre a obra
Com o propósito de aprender termos técnicos em idioma estrangeiro, pode-se ousar, como Carnelutti, e fazê-lo a partir do escrever de uma monografia. Pode-se, ainda, traduzir, o que é mais usual na área jurídica, já que, fora do idioma materno, o vocabulário passivo costuma ser mais amplo que o ativo, sendo a terminologia um desafio por si só. Esse pensamento deu origem a esta publicação, que objetivava inicialmente apenas reunir traduções, realizadas por mestrandas e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS, de trabalhos de professores da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, com quem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul mantém convênio há décadas. Com o apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães – CDEA, porém, que subsidiou a publicação com recursos do Diretório Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, a proposta foi além, passando a incluir a publicação de artigos originais, escritos nas áreas do direito privado e comparado por discentes do PPGDir, estreitando ainda mais os laços entre as instituições e os sistemas jurídicos alemão e brasileiro.
Na sua primeira parte, a obra inclui textos de renomados autores alemães traduzidos, em temas como maternidade por substituição, direito patrimonial de família e direito societário, bem como de direito europeu, ambiental, processual civil e da proteção de patrimônio cultural. Na sua segunda parte, oferece artigos sobre proteção de dados, direito contratual, responsabilidade civil, enriquecimento sem causa e direitos autorais, em diferentes abordagens.
A variedade de questões jurídicas relevantes tratadas no livro revela não apenas a profundidade das reflexões de renomados professores alemães, como também a pluralidade de pensamentos e interesses da jovem academia do PPGDir-UFRGS.
Para quem é este livro?
A obra destina-se a juristas em geral, sejam estudantes ou profissionais, atuantes junto a poderes públicos ou advogados privados, em especial àqueles interessados em direito estrangeiro e/ou língua alemã.
Palavras-chave
Direito comparado – direito privado – direito alemão – tradução jurídica