Carregando Eventos


« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Semana da Língua Alemã 2021 | Apresentação e debate do documentário “Viver no Brasil falando Hunsrückisch”: a vivência da língua documentada

17 junho - 19:00 até 21:00

Detalhes

Data:
17 junho
Hora:
19:00 até 21:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:

Organizador

CDEA
Website:
www.cdea.tche.br

O CDEA irá organizar, durante a Semana da Língua Alemã 2021, três eventos sobre língua, dialetos, cultura, literatura e tradução. A Semana da Língua Alemã deste ano ocorrerá entre 12 e 20 de junho e é promovida pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse dos brasileiros para a língua alemã e sua cultura.

Confira os eventos do CDEA através do canal do YouTube.

Apresentação e debate do documentário “Viver no Brasil falando Hunsrückisch”: a vivência da língua documentada/

Vorstellung und Debatte um den Dokumentarfilm „In Brasilien auf Hunsrückisch leben“: das Erlebnis der Sprache dokumentiert.

Após quase 200 anos da imigração alemã no Brasil, ainda se encontram mais de um milhão de brasileiros falantes de uma variedade do alemão que se tornou a língua de interação: o Hunsrückisch. Apesar de separados por grandes distâncias, por onde se espalharam os falantes de alemão compartilham experiências e sentimentos. O documentário „Viver no Brasil falando alemão“ tem por objetivo, dar ouvidos à língua e dar atenção à visão de mundo dos falantes. Desenvolvido no âmbito do projeto „Inventário do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração“ (IHLBrI), coordenado por Cléo V. Altenhofen (ALMA-H / UFRGS) e Rosângela Morello (IPOL), o documentário utiliza dados coletados nos três estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Foram selecionados depoimentos de entrevistas que evidenciam o uso da língua não apenas no âmbito da família, mas também no comércio, na imprensa, na administração pública ou mesmo em escolas e igrejas. Além disso, o documentário busca retratar temas centrais para o desenvolvimento da identidade e da língua das comunidades de fala no Brasil, incluindo entre outros aspectos as diferentes denominações da língua, a enorme variação interna, a relação com a norma do Hochdeutsch, a presença de outras variedades do alemão, assim como também os anos iniciais na escola e as dificuldades de aprendizagem do português.

Para verificar a programação completa da Semana da Língua Alema 2021, acesse aqui