Carregando Eventos


« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

VIII Conferência CDEA 2022 – “Diálogos para o consumo sustentável no Brasil: a insegurança alimentar”

24 maio - 12:30 até 14:00

Detalhes

Data:
24 maio
Hora:
12:30 até 14:00
Categoria de Evento:

Organizador

CDEA
Website:
www.cdea.tche.br

Dados de 2021 demonstram que 113 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar, quase 60% da população passaram os últimos 13 meses sem saber se teriam o que comer no dia seguinte ou com comprometimento da qualidade e quantidade dos alimentos necessários à família (PENSSAN).

De acordo com o publicado Relatório 2020 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, existe uma progressão dos países na concreção dos 17 ODS previstos na Agenda 2030, principalmente no tocante a índices nas áreas de saúde materno-infantil, acesso à energia elétrica e a um aumento da representatividade das mulheres nos governos. Contudo, em áreas chaves como insegurança alimentar, deterioração do meio ambiente natural e desigualdades generalizadas, os índices foram crescentes, demonstrando um movimento em retrocesso (UNITED NATIONS).

A partir desse cenário o CDEA promove a VIII Conferência CDEA 2022 intitulada “Diálogos para o consumo sustentável no Brasil: a insegurança alimentar”. O evento busca debater o cenário da insegurança alimentar brasileira e a importância da promoção do consumo sustentável como concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 das Nações Unidas.

Tendo como coordenadora a professora Dra. dr. h.c. Claudia Lima Marques (PPGD UFRGS/CDEA), a palestrante será a Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega (UFG), o Prof. Dr. Sören Brinkmann (Universidade de Wroclaw, Polônia) e Prof. Me. Leonardo Coppola Napp (Mestre pela UFRGS) e a debatedora a Profa. Dra. Ana Paula Atz (Pós-doutoranda pela UFRGS).

CERTIFICADO:

Durante o evento será disponibilizado um formulário on-line para a efetivação da presença. A atividade terá certificação de 2h. Para informações sobre a emissão do certificado, clique aqui

ACESSO:

O evento será transmitido na plataforma Mconf/UFRGS. Para acesso, basta clicar no link ou através do QR code no card acima.

SOBRE OS PALESTRANTES :

Prof. Dr. Sören Brinkmann (Universidade de Wroclaw, Polônia)

É um historiador especializado em história moderna e recente da Europa e da América Latina. Brinkmann recebeu seu doutorado na Fern Universität zu Hagen em 2004 e sua habilitação na Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt em 2015. Por cerca de 15 anos trabalhou como assistente de pesquisa na Cátedra de Estudos Internacionais (culturas de língua românica) na Universidade de Erlangen-Nuremberg. De 2016 a 2020, dirigiu o Instituto de Estudos Europeus da Universidad del Norte em Barranquilla, Colômbia, como professor de longa duração do DAAD. Em outubro de 2020, Brinkmann assumiu a cátedra de Ciência Política do Willy Brandt Center da Universidade de Wroclaw.

Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega (Universidade Federal de Goiás)

Mestre em Direito Civil e Doutora em Direito Empresarial pela PUC/SP. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra. Foi Profa. Pesquisadora na Université Paris X Nanterre, França. É professora titular da Universidade Federal de Goiás, nos Programas de Pós Graduação em Direito Agrário e no Programa de Pós Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto.

Prof. Me. Leonardo Coppola Napp (Procurador da Fazenda Nacional)

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ênfase em Direito Europeu e Alemão). Especialista em Direito Empresarial pela mesma universidade (2009). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). É procurador da Fazenda Nacional (Advocacia-Geral da União) desde 2007.