Evento DAAD Brasil – “Estudar e pesquisar ARTES na Alemanha”

Detalhes do evento

12 de agosto de 2020

Às 11h

On-line

Evento DAAD Brasil – “Estudar e pesquisar ARTES na Alemanha”

O DAAD Brasil, parceiro do CDEA, promoverá a próxima edição do Treffpunkt! DAAD, desta vez dedicado ao ensino e pesquisa de Artes na Alemanha.

Colocaremos em pauta as especificidades e nuances que compõem a formação e pesquisa em artes na Alemanha.

Na Alemanha, as chamadas Kunsthochschule tem uma origem distinta das universidades tradicionais, tanto em virtude da histórica cisão disciplinar entre arte e ciência, quanto em função da forte tradição prática do conhecimento produzido pelas as artes.

A maioria das faculdades de arte se equiparam às universidades – com graduação, mestrado e doutorados no campo artístico-científico – oferecendo as condições para a realização de projetos de desenvolvimento artístico.

Ao treinarem jovens artistas e cientistas, a base pedagógica geralmente supõe que os estudantes precisam encontrar seu próprio trabalho criativo e identidade artística, porque a arte não pode ser ensinada; somente as técnicas, métodos e estratégias de pesquisa artísticas.

Além de introduzir as estruturas do ensino e pesquisa em artes na Alemanha, este evento online apresentará os programas de bolsas de mestrado/especialização e estadias de pesquisa em artes do DAAD oferecidas atualmente para os brasileiros (e estrangeiros radicados no Brasil, com diplomas brasileiros).

Além das apresentações de nossos representantes, haverá ainda a participação de estudantes e ex-bolsistas do DAAD, que estarão presentes para compartilhar suas experiências.

Para participar do evento basta acessar daad.reflact.com/artes_alemanha

Após o acesso, você será avisado(a) sobre a necessidade de instalar um plug-in para uso da plataforma Adobe Connect no seu computador. É bem simples: basta seguir as instruções após clicar no link para fazer o download e a instalação do plug-in. Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar o respectivo aplicativo antes do evento.

Não se esqueça de verificar se sua conexão de internet e o áudio do seu dispositivo estão operando devidamente.

A sessão tem capacidade máxima para 500 participantes e será gravada. Disponibilizaremos nesta mesma página o link de acesso.

 

PROGRAMA

11h                       BOAS-VINDAS E INTRODUÇÃO (Graziele Lautenschlaeger)

11h10                   OPORTUNIDADES DO DAAD NA ÁREA DE ARTES (Miguel Flores)

11h30                  Entrevistas com DAAD Alumni – Pedro Henrique Risse (mestrado pela UdK Berlin) e Giselly Brasil (doutorado sanduíche na Uni Gießen)

12h                       Roda de conversa: Perguntas e respostas