Seminário Virtual “Democratic Backsliding and Constitutional Responses”

Detalhes do evento

26 de agosto de 2020

Das 10h às 11h30min

On-line

Seminário Virtual “Democratic Backsliding and Constitutional Responses”

Embaixada da Alemanha em Brasília promoverá o seminário intitulado Democratic Backsliding and Constitutional Responses. Entre os palestrantes estarão o ex-juiz do Tribunal Constitucional da Alemanha, Prof. Dieter Grimm, o Ministro e Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, com moderação do Dr. Michael Westland (Embaixada da Alemanha Brasília) e de Sérgio Fausto (Fundação FHC).

O evento é gratuito e poderá ser assistido ao vivo no Facebook da Embaixada da Alemanha através do link www.facebook.com/EmbaixadaAlemanha/live/

Haverá tradução simultânea (estarão disponíveis versões em inglês e em português) e será possível realizar perguntas para os palestrantes.

No século XXI, democracias não são mais extintas com um único golpe. Mais frequente e disseminada é a erosão dos ordenamentos constitucionais democráticos. Discursos e regras do jogo sofrem modificações lentamente, passo a passo, até que, em dado momento, a própria legitimidade dos textos e tribunais constitucionais é questionada. Na Europa, na América do Norte e do Sul, sistemas partidários em processo de fragmentação parecem não ter encontrado ainda as respostas certas, enquanto a formação da opinião pública no ambiente digital infla a polarização nas democracias desafiadas. Como o Direito Constitucional pode ser reformado para enfrentar esses riscos

O Seminário faz parte do “Fórum de Democracia Europa-Brasil”, uma série de eventos organizados pela Embaixada da Alemanha, em cooperação com importantes instituições alemãs e brasileiras, com o propósito de discutir pautas do Estado de Direito e democracia, que envolvem a Europa e o Brasil. No ano passado, a série offline e online foi visualizada por mais de 350.000 pessoas e este ano já alcançou 140.000 espectadores.